sábado, 16 de julho de 2011

O caminho para "El Dorado"








Como somos apaixonados por futebol sabemos que os jogadores formados pelos times brasileiros, cada vez mais cedo estão saindo para desfilar suas habilidades pelo mundo, porém quero deixar nas mentes dos torcedores pontos de vista com relação a esse assunto que quando chega a "janela" de tranferências internacionais o nosso mercado aquece de uma forma absurda. Muitos dirigentes e jogadores costumam dizer que ao longo do ano existem dois campeonatos brasileiros ao invés de um.

Para vocês entenderem melhor sempre quando se inicia um campeonato brasileiro podemos citar 5 ou 6 equipes que são favoritas ao título, porém quando se iniciam as transferência de jogadores os candidatos ao título podem diminuir ou aumentar, porque? com a chegada de jogadores do exterior uma determinada equipe irá se fortalecer e se de repente um time perder sua "peça" mais importante num esquema tático?

Agora que todos conseguiram entender melhor o terror de todo time, vamos a nossa "discursão", conversei com várias pessoas anônimas e ambas me disseram que antigamente quando surgia um jogador de destaque numa equipe do interior o sonho daquele atleta era chegar a uma equipe reconhecida em todo território do país os famosos "times grandes" como: Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, entre outros.

Hoje parece que a situação mudou mesmo antes do jogador aparecer no cenário brasileiro os conhecidos empresários conseguem um contrato com um determinado atleta sendo menor de idade com a assinatura do responsável e além disso para conseguir este êxito o empresário oferece muitas vezes um imóvel para a família do atleta e até emprego para seus pais.

Como vivemos num país onde as pessoas muitas vezes não conseguem sequer uma casa ou mesmo um emprego, quando esta oportunidade "parte na porta" dificilmente a família diz não. Então quando este jogador começa a ter destaque um clube "grande" faz uma oferta porém o empresário já desperta o desejo de vender o atleta para recuperar aquele investimento e muitas vezes vemos jogadores brasileiros jogando no exterior sem antes jogarem num "time grande" do Brasil. Quem nunca assistiu um jogo e "viu" um atleta jogando muita bola e nunca vimos jogar em nosso país, a cada ano que passa isso aumenta.

Olhando para um outro lado também vou citar equipes que conseguem contratar grandes promessas do nosso futebol ou até mesmo revelando. A torcida e o time quando "coloca todas suas fichas" no jogador que demonstra ter um futuro brilhante, aparecem os empresários e como eles não pensam no clube a primeira oportunidade que tem tentam vender nossas jóias para o mercado internacional, estamos conseguindo "segurar" os grandes jogadores por num período maior graças ao marketing, mais quando chegam as propostas tentadoras do exterior é muito difícil competir com esse mercado e é claro que todo jogador sonha em jogar na Espanha, Itália e Inglaterra.

Será que existiu algum comentário com relação que são poucos jogadores brasileiros que chegam a se tornar um atleta conhecido mundialmente, existem aqueles que jogam em países onde muitos nem sabem o nome acreditem é realidade.

Então você jovem que sonha em ser um jogador profissional, procura sempre estar bem informado com relação a seu empresário porque nem tudo é lindo como aparece na televisão, nem todos chegam a " El Dorado".

terça-feira, 12 de julho de 2011

Treinador ganha jogo?



Uma pergunta que ao mesmo tempo pode haver duas respostas diferentes, sempre vemos nos bares, nas casas, no trabalho ou em qualquer lugar a discursão sobre se o treinador de futebol ganha jogo ou não?

Para vocês entenderem porque esse é um assunto polêmico, podemos citar duas situações, como o time do Palmeiras comandado por Luiz Felipe Scolari e o Corinthians comandado por Tite. O elenco do verdão é inferior ao timão, porém como uma equipe que no ano passado "lutou" pelo título brasileiro até a última rodada e quando tinha como técnico Adilson Batista ficou aproximadamente cinco partidas sem vencer e o ritmo do time caiu de produção e com a chegada de Tite a equipe recuperou sua alto estima e os resultados voltaram a aparecer, ali pergunto a vocês neste caso treinador ganha jogo ou são os jogadores, porque ficou claro para todos que os atletas corinthianos não queriam Adilson Batista no comando.

O outro ponto de vista cito a vocês, o Palmeiras estava muito mal no campeonato não jogava bem, quando Felipão assumiu o comando técnico a equipe aos poucos sofreu uma melhora que este ano todos sabem que o maior responsável pelo desempenho do verdão deve a competência do seu treinador.

Agora será que temos mais uma resposta para essa pergunta jamais respondida com êxito, treinador ganha jogo ou ele ganha o grupo de jogadores, que com essa conquista os resultados aparecessem? Como costumamos a dizer " Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha" essa dúvida popular também não foi respondida ainda e podemos citá-la como exemplo que no mundo do futebol, também existem algumas coisas que nunca serão respondidas.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A caminho de Madrid?



Nesta semana a torcida santista foi "pega" de surpresa com a possível oferta do Real Madrid, pelo futebol de Neymar. O jogador já declarou seu amor ao Santos e ainda a intensão de jogar o mundial de clubes.

Mas o planeta bola sempre pode haver mudanças e parece que o caminho do astro deve ser mesmo a equipe merengue. O clube espanhol está disposto a pagar a multa contratual cerca de 45 milhões de euros, segundo uma fonte confiável seu empresário Wagner Ribeiro teria acertado salários com o Real Madrid, dependendo agora apenas da resposta de Neymar que deve acontecer após o encerramento da Copa América.

Agora torcida santista é esperar para ver, o ideal seria o craque permanecer aqui no Brasil, jogando em seu time do coração, porém também não se pode esquecer que ele tem o sonho em ser o melhor do mundo e aqui nos gramados brasileiros é bem difícil não pela sua habilidade mas porque a FIFA foca a eleição apenas na Europa e isso já gera outra discursão, porque pensando na eleição teria que ser avaliado os jogadores de todos os países mas o futebol é negócio.

Bom sobre a possível ida de Neymar para o Real Madrid, penso que o jogador pode estar fazendo uma escolha errada, pelo seu estilo de jogo o clube ideal seria o Barcelona ou até mesmo o Arsenal, mas nem tudo nesse mundo é como agente queria, então o que posso dizer é boa sorte ao Neymar e veremos após o fim da Copa América se tudo isso é verdade realmente.